O mês de março é bastante especial – uma vez que celebramos todas as mulheres! Assim, nada mais justo do que falar sobre assuntos importantes para elas.
Pensando nisso, duas importantes campanhas chamam a atenção para a prevenção de doenças que acometem mulheres no Brasil: o câncer do colo de útero e a endometriose.
Março Amarelo
Endometriose
O Março Amarelo é uma campanha de conscientização que tem como foco informar a respeito da endometriose, uma doença ginecológica crônica, benigna, recorrente e progressiva.
Essa doença pode ser definida como a presença de tecido endometrial (glândulas e estroma) fora da cavidade uterina, podendo estar localizado em diversos órgãos e estruturas pélvicas e extra pélvicas. Ademais, é uma das doenças mais comuns durante a vida reprodutiva da mulher, afetando de 5 a 15% dessa população e é uma das principais causas de sintomas como dor pélvica e infertilidade nessa faixa etária.
Assim, a endometriose pode se apresentar com manifestações inespecíficas ou até ser assintomática. Quando presentes, os principais sinais e sintomas são dismenorreia, dor pélvica, dispareunia e infertilidade.
Essas manifestações clínicas podem variar de acordo com o local de implantação do tecido endometrial e causar prejuízos emocionais, nas atividades laborais, conjugais e familiares.
Portanto, o diagnóstico precoce é importante para evitar complicações da doença, porém geralmente é tardio, em torno da quarta década de vida, principalmente pela presença de sintomas inespecíficos que podem fazer com que a endometriose seja confundida com outras doenças.
Por isso, a Campanha do Março Amarelo é tão importante!
Um pouco sobre a história desse movimento
Criada nos Estados Unidos, na década de 1980, por oito mulheres que formavam a The Endometriosis Association (Associação de Endometriose), com objetivo de orientar e dar suporte a mulheres que sofriam de endometriose.
Elas decidiram estabelecer um período para reforçar ações de conscientização sobre a doença, mas perceberam que uma semana seria pouco e acabaram estendendo-o para um mês. Assim, foi criado o Março Amarelo, que, no idioma inglês, ficou conhecido como Endometriosis Awareness Month.
Assim, o Março Amarelo é uma campanha que busca, antes de tudo, garantir qualidade de vida para as mulheres que sofrem com endometriose. A conscientização é o primeiro passo, garantindo que as pessoas tenham conhecimento da doença, saibam seus sintomas e os riscos envolvidos.
Além disso, a campanha visa criar uma rede de apoio para as mulheres para que haja troca de experiências, possibilidade de apoio psicológico, ajuda às famílias, etc. Por fim, o Março Amarelo também tem o objetivo de incentivar pesquisas científicas, visando a tratamentos mais eficazes para a endometriose.
Março Lilás
Câncer de Colo de Útero
Celebramos também, neste mês, o Março Lilás – campanha de conscientização que busca trazer informações para a população brasileira sobre o câncer de colo de útero, um importante problema de saúde que atinge mulheres em todo o mundo.
Entretanto, os países em desenvolvimento são responsáveis por 80% desses casos, e o Brasil representa uma taxa expressiva dessa estatística. Esse tipo de câncer apresenta um longo período de evolução, com lesões precursoras que podem ser detectadas em fase inicial, gerando alta curabilidade.
No entanto, para que isso ocorra, é necessária a realização do exame preventivo regular e de qualidade. Quando não ocorre a detecção precoce, as lesões que, antes teriam um alto índice de cura, desenvolvem-se para o câncer, podendo comprometer outros órgãos e mudar o percurso de tratamento.
Neste sentido, é parte da iniciativa do Março Lilás a realização de ações publicitárias que visem informar as mulheres a respeito da importância dos exames de prevenção para garantir um diagnóstico precoce.
Além disso, a campanha reforça a relevância do autocuidado, sendo também um momento de apoio para aquelas mulheres que estão com a doença, e para combater desinformações a respeito do câncer cervical.
A Unikka Pharma está ao lado de todas as mulheres, contribuindo na prevenção e promoção da saúde feminina!
Referências
DE MENDONÇA, Maria Fernanda Melo et al. Endometriose: manifestações clínicas e diagnóstico–revisão bibliográfica. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 1, p. 3584-3592, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25214
DOS SANTOS, Jeferson Nascimento; GOMES, Rosilene Souza. Sentidos e percepções das mulheres acerca das práticas preventivas do câncer do colo do útero: Revisão Integrativa da Literatura. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 68, n. 2, 2022. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1632