Unikka Pharma

Abril: conscientização e cuidado com a saúde

Abril: conscientização e cuidado com a saúde

O mês de abril reservou datas extremamente importantes no quesito de conscientização sobre os cuidados da saúde da população. Nos dias 6, 7 e 8 são comemorados, respectivamente, o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial do Combate ao Câncer.

Todas estas datas em abril possuem um objetivo em comum: conscientizar as pessoas sobre a importância da promoção, prevenção e educação em saúde, objetivando uma melhor qualidade de vida.

Segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), o autocuidado refere-se às habilidades de indivíduos, famílias e comunidades em promover saúde, prevenir doenças, manter a saúde e em lidar com a doença ou a incapacidade, com ou sem o suporte de um profissional de saúde.

Além disso, refere-se à capacidade do próprio indivíduo em realizar ações que visam à preservação de sua saúde, ao seu desenvolvimento e bem-estar, ou seja, é uma ação da pessoa, desenvolvida em situações concretas da vida, para si mesmo ou para regular os fatores que afetam o seu próprio desenvolvimento, atividades em benefício da vida, saúde e bem-estar.

Os benefícios do autocuidado e da educação em saúde

Conhecimento sobre hábitos saudáveis:

Através da educação em saúde, é possível adquirir conhecimentos sobre a importância de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, atividade física regular e sono adequado. Esse conhecimento capacita a tomada de decisões informadas e a adoção de comportamentos que promovem uma vida saudável.

Prevenção de doenças:

A educação em saúde oferece informações sobre a prevenção de doenças, como o papel da vacinação, medidas de higiene e cuidados específicos para o manejo de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e osteoporose. 

Redução dos custos com saúde:

Investir em promoção e prevenção da saúde nunca será em vão e pode levar à redução dos custos relacionados aos cuidados de saúde, eventualmente reduzindo internações hospitalares, visitas a emergências e necessidade de medicações de alto custo. Isso beneficia tanto os indivíduos quanto o sistema de saúde como um todo.

Promoção do envelhecimento ativo:

A educação em saúde incentiva as pessoas a adotarem um estilo de vida ativo e engajado, participando de atividades físicas, intelectuais e sociais. Essa abordagem promove o envelhecimento ativo, ajudando a prevenir a perda de funcionalidade, melhorar a saúde cognitiva e manter a independência.

Em resumo, a conscientização e os cuidados com a saúde oferecem uma ampla gama de benefícios, capacitando a população a tomar decisões informadas, atuar na prevenção de doenças, gerenciar condições de saúde e promover um envelhecimento saudável e ativo.

E ninguém entende mais de saúde do que a Unikka Pharma!

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE. Autocuidado em Saúde e a Literacia para a Saúde no contexto da promoção, prevenção e cuidado das pessoas em condições crônicas: guia para profissionais da saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/instrutivo_tecnico_raps_sus.pdf

MAGALHÃES, Maria Iranilda Silva et al. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 5, p. 2033-2045, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9947